Caro Governo do Reino Unido,
Nós somos Anônimos. Ficamos atentos ao fato de que vocês acharam necessário prender cinco dos nossos colegas anônimos por sua participação nos ataques de DDoS às organizações Paypal, Mastercard, entre outros, que foram conduzidos em nosso nome em retaliação às ações dessas mesmas empresas em relação ao WikiLeaks. Nós entendemos que vocês pretendem acusar esses colegas com base nos crimes estabelecidos pelo Ato de Uso Indevido de Computadores de 1990, que proíbe debilitar o funcionamento de um computador e a leitura apropriada de dados. O Anonymous acredita, entretanto, que prosseguir com essa atitude é um triste erro da vossa parte. Isto não apenas revela o fato de que vocês parecem não entender a realidade política e tecnológica da atualidade, como nós também entendemos isso como uma séria declaração de guerra de vocês, o Governo do Reino Unido contra nós, Anônimos, o povo.
Antes de tudo, é importante perceber exatamente o que é um ataque DDoS e o que ele significa no contexto político contemporâneo. Conforme os meios tradicionais de protesto (manifestações pacíficas, barricadas, e o piquete de portão de fábrica) aos poucos foram se transformando em nada mais do que um gesto vazio e ritualizado de insatisfação no decorrer do último século, as pessoas vêm buscando ansiosamente novas formas de pressionar os políticos e dar voz às exigências públicas de uma forma que possa efetivamente mudar as coisas para melhor. O Anonymous encontrou, atualmente, esta nova forma de dar voz aos protestos civis na forma de DDoS, ou Ataque Distribuído de Recusa de Serviço. Do mesmo jeito que acontece nas formas tradicionais de protesto, nós bloqueamos o acesso à infraestrutura de nossos oponentes para fazer nossa mensagem ser ouvida. Se esta estrutura está localizada no mundo real ou no cyberespaço, para nós não faz diferença.
Além disso, nós gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para esclarecer de uma vez por todas a diferença entre um ataque DDoS e hacking, já que esses conceitos são confundidos frequentemente pela mídia e pelos legisladores quando se referem ao Anonymous. Hacking tal como é definido pela lei é “O acesso não autorizado a um computador ou a uma rede”, ao passo que um ataque DDoS é simplesmente um caso de milhares de pessoas estabelecendo conexões legítimas a um servidor web publicamente acessível ao mesmo tempo, usando toda a banda ou poder de processamento do dado servidor de uma vez causando assim um “congestionamento de tráfego”.
Fica claro, portanto, que prender uma pessoa por tomar parte em um ataque DDoS é exatamente igual a prender uma pessoa por participar de uma manifestação pacífica em sua cidade natal. O Anonymous acredita que este direito de protestar pacificamente é um dos pilares fundamentais da democracia e não deve ser proibido de qualquer forma. Além disso, nós percebemos que ataques semelhantes vem sendo realizados contra o próprio WikiLeaks, entretando, ninguém foi preso por conexão a estes ataques, sequer existem quaisquer sinais de uma investigação a esse respeito. No entanto, nós sabemos exatamente quem foi responsável pelo ataque. O Anonymous acredita que é injusto e hipócrita tentar colocar esses 5 anônimos presos sem sequer tentar encontrar quem atacou o website ao qual vocês se opõem. Por esse motivo nós só podemos assumir que essas prisões são motivadas politicamente, e estão sendo realizadas sob a pressão do Governo dos EUA. O Anonymous não pode e não irá, cruzar os braços enquanto essa injustiça está sendo cometida.
Além disso, a sentença máxima que esses 5 anônimos podem pegar sob o Ato do Uso Indevido de Computadores é de dez anos de prisão e uma multa superior a 5.000 libras. Nós queremos que vocês percebam quão ridículas são essas sentenças, dada especialmente a natureza de um ataque DDoS e sua falta de dano permanente ao website alvo. Infligir essas dura sentenças (a menores de idade, inclusive!) irá praticamente arruinar suas vidas, tirando suas chances de ter acesso a uma educação de nível superior, ou qualquer tipo de futuro apropriado, simplesmente por que participaram de um cyber-protesto pacífico e defenderam seus direitos. Uma multa alta como 5000 libras também iria criar enorme restrições às famílias desses menores. Nós esperamos que vocês considerem a proposta de alterar o quadro legal para aqui que é, no pior dos casos, uma contravenção leve.
E por último, mas não menos importante: O fato de milhares de pessoas ao redor do mundo sentirem a necessidade de participar destes ataques a organizações que visam o WikiLeaks tratando o assunto como uma ameaça pública, ao invés de um bem comum, deve ser algo que os deveria levar a pensar. Vocês podem prender indivíduos facilmente, mas vocês não podem prender um ideal. Nós estamos unidos por um objetivo comum e nós podemos e iremos cruzar quaisquer fronteiras para alcançá-lo. Portanto o nosso conselho a você, Governo do Reino Unido, é o de entender essa declaração como um sério alerta dos cidadãos do mundo. Nós não descansaremos até que nossos colegas manifestantes anônimos sejam soltos.